VIVA LA NEGRA MERCEDES SOSA

No auge das ditaduras latino-americanas Mercedes Sosa cantava Athualpa, Zitarosa e Violeta Parra de uma maneira muito linda e acessível. Era uma índia da região de Tucuman (norte da Argentina) que aos poucos foi se tornando mais e mais universal. Primeiro cantou a resistência, e depois as coisas do cotidiano, através das canções de Silvio Rodrigues, Chico Buarque, Milton Nascimento, León Dieco, Fito Paez e El Loco Charly. Sempre nos mostrava uma vontade clara de dialogar com as novas gerações e de experimentar novos sentimentos. Hoje, no dia do seu falecimento, precisamos reconhecer que La Negra nos pasaba las orientaciones políticas y espirituales necesarias para sobrevivir y luchar en aquella época dificil. Uma vez, num show que que ela fez no Beira-Rio, as forças paramilitares desligaram as luzes do ginásio e ela simplesmente falou para o público: "eles só se sentem seguros quando as luzes estão apagadas, eles se escondem atrás da escuridão". Gracias, Mercedes! Qué nos ha dado tanto...

Um comentário:

  1. Boa tarde! Poderiam me indicar algum local em Pelotas aonde possa conseguir o último DVD de Mercedes Sosa, "Cantora, Uma Viagem Ìntima"? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir

Favor publicar o seu comentário. Os comentários ofensivos serão excluídos pelo administrador do blog ou a pedido dos(as) intenautas.

Selecione NOME e digite o seu nome.