A ORIGEM DO REENCONTRO

Por Paulo Brum
Sinto-me tomado por uma profunda alegria e emoção com o rumo e a proporção que tomou essa reunião.
O que podem fazer algumas garrafas de vinho, hein?
Pois é, já na 3a. garrafa, na minha casa em Brasília, Fleck e eu comentávamos sobre a vida, o tempo de nossa profunda e fraterna amizade,
e a queda de cabelo do Fleck. Então lembrei que tinha umas fotos da época, de um debate na Faculdade de Direito, quando o Fleck ainda tinha cabelo em quantidade.
Mas quando pusemos o olho na data das fotos, vimos que eram de 1978, portanto, 30 anos.
Trinta anos de Construção.
Abrimos a 4a. garrafa, minha companheira só olhando prá gente e dizendo: piraram!
Dessa piração surgiu a idéia de fazer esse encontro, que pertence a uma geração que, mesmo sacrificando suas horas de lazer, estudo, convivência familiar, namoro, enfrentou bravamente o regime autoritário de 1964 e somou-se à luta pela democracia no nosso País.
Entretanto, preciso retornar mais 4 anos, a 1974, relembrando a Marcha dos 400, do campus da UFPEL até o centro da cidade, às vésperas da eleição de 1974.
O Presidente do Banco do Brasil, Nestor Yost, era candidato ao Senado pelo RS, e foi convidado pelo então Reitor, Delfim Mendes da Silveira, para dar uma palestra na universidade.
Como os estudantes não quizeram assistir a palestra, preferindo ir para a cidade.Para forçar a assistência, achando que estava tratando com cordeiros, a Reitoria suspendeu a saída dos ônibus.
Então, alguns estudantes se revoltaram, em meio a massa de passivos cordeiros (sic) e resolveu invadir o auditório e denunciar o ato da reitoria.
Em seguida, saindo do auditório, organizou-se na hora uma mobilização que culminou numa marcha a pé, do Campus até o centro da cidade, onde encontramos os Deputados Lélio Souza e Getúlio Dias, que na mesma noite denunciaram a atitude da Reitoria pela televisão. Tem-se notícia que foi a primeira manifestação de estudantes em uma universidade desde a edição do AI 5 e dos famigerados Decretos 228 e 477. Isso não importa, mas foi um ato importante. Parecia que iamos deflagar a revolução. De arrepiar. Jorge, Flávio, Adão, Helder, eu, entre outros, à frente, gritando palavras de ordem, e se organizando durante a caminhada. Aí começou uma amizade fraterna que permanece até hoje.
Esse fato reveste-se, em suas devidas proporções, de grande importância histórica para o movimento estudantil e a luta pela democracia, pois naturalmente formou-se, em meio à marcha, um grupo que se ampliou e chegou a 1978 com a força que resultou na Construção.
Aí conheci o Flávio Coswig, um grande companheiro, um agricultor familiar e um lider a quem devemos homenagens. também se encontaram o Jorge Antonini, o Helder Machado, o Adão (lembram dele? gande companheiro, grande companheiro, já partiu, mas devemos incluí-lo nas homangens póstumas!)
Tem outros que não lembro agora. Da arquitetura estavam o Cupertino, o Leonardo Carúcio, o Guto...
Esse grupo organizou-se e partiu para a luta política na universidade, tornando-se orgânico. Alguns se vincularam ao MDB, participou do IEPES, com o apoio do André Foster, do Antonio Voltan, do Alceu Salomoni (todos da APML) e ampliou a luta para o trabalho de bairro, fábricas, sindicatos, áreas rurais, etc. Parecia coisa de doido para quem mal conseguia se organizar dentro da universidade. O nosso tempo era todo dedicado a luta política. Achavamos que iamos mudar o mundo. Não havia temor da repressão.
Lembro que fui membro do Conselho Universitário, representando os estudantes, e que o General Edson Vignoles me chamava quase todos os dias para ameaçar com expulsão, prisão, etc.
Tinham chegado uns livros doados pela Academia de Ciências da URSS à Faculdade de Arquitetura da UFPEL. O reconhecimento da faculdade dependia da existência de uma biblioteca, mas o general se negava a liberar os livros, pois vinham de um país comunista, eram perigosos, podiam conter técnicas de comer criancinhas. Eram livros de cálculo diferencial, de geometria descritiva, de desenho técnico, etc.
Também tinha só um aparelho de topografia para atender aos estudantes da agronomia, da engenharia agrícola e da arquitetura. O general dizia que a universidade não tinha dinheiro, que tinhamos que nos contentar com isso.
Então, resolvemos fazer da necessidade de aquisição de mais equipamentos de topografia um motivo de união e de luta, juntando até quem não tinha consciência política, mas queria aprender. Isso juntou muita gente.
Um dia fui chamado à PF, em Rio Grande, e levei um tapa na cara de um polícial. Mas não me amedrontei. Como dizemos aí, não está morto que peleia! O Coelho deve lembrar que a gente fazia reunião política no meio do campo de futebol da Medicina, à noite, ao lado do 9º Regimento de Infantaria, durantes as festas de sábado da Medicina.
Nessa ótica da ampliação da luta política, lançamos o Flávio Coswig como candidato a Vereador pelo MDB Jovem, conseguindo o apoio do Partidão. Eu coordenei em Pelotas a campanha do Eloar Guazelli, do Dulphe Pinheiro Machado, ambos do PCB e, principalmente, do saudoso e grande companheiro André Foster.
A propaganda foi feita num mimeógrafo a alcool, num pardieiro na rua XV, onde habitavam o Flávio, o Jorge e o Adão. O Arthur Pereira também estava junto. Era muita discussão, no frio do inverno, com um garrafão de vinho ao lado e muita discussão. pela madrugada adentro. Faziamos comícios relâmpago nas paradas de onibus, com um megafone, enquanto alguns faziam a panfletagem. Portas de fábricas na madrugada eram panfleteadas, com chamadas de ordem contra a ditadura militar e pela organização de sindicatos e organizações de bairro e de agricultores familares.
Chegamos a 1978, com o MDB vencendo a eleição para a Prefeitura de Pelotas, com a vitória do Irajá Rodrigues. O Edgar Klever, à época, e foi Secretário de Planejamento e deu guarida a ação da esquerda, que teve na Secretária um importante baluarte.
O Rogério Gutierrez, a Esther Bendjóia, a Rosa, o Danilo Rolim, o Fachini, o Voltan, o Alceu Salomoni e outros que ali estavam também tem que ser lembrados e incluídos.
Daltro, Cecília Hipólito, Nenê, Frankão, Frank, eu mesmo, entre outros, assumimos a AMP, pela qual fomos delegados à 1a. CONCLAT, já em 1981, na Praia Grande, em São Paulo. Tivemos uma greve histórica dos funcionários municipais. O Daltro saiu da assembléia com uma crise de coluna, consequencia da tortura sofrida na prisão, e eu tive que assumir a direção da mesa. Foi foda! Achavamos que não era hora da greve, mas ela saiu, e tivemos que assumir a frente da negociação. A Cecília Hipólito lembra bem desse epísódio.
Foi no bojo desse processo de lutas que essa grande companheira Cecilia Hipólito elegeu-se, alguns anos depois, Deputada Estadual pelo PT.
Como podem ver, num breve relato histórico, um movimento que surgiu espontâneamente gerou uma organização que logo somou-se aos outros movimentos sociais que começaram a pipocar pelo País e terminou com o movemento das Diretas Já e a Constituinte.
E, é importante fazermos essa retrospectiva, pois não se trata de saudosismo juvenil, mas de, além, é claro, de nos reencontrarmos, fazer uma reflexão sobre o que representou isso para nossas existências e o que representa para o País num momento de mudanças efetivas e avanços incontestáveis. Mas não podemos perder a perspectiva da necessidade de aprofundar a democracia, o que requer grande maturidade da esquerda. Se é certo que ampliamos, a divisão da esquerda igualmente nos impingiu derrotas profundas nas últimas eleições. Vide Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, só para ficar no RS.
De uma ou outra forma, cada qual ao seu modo, na área pública ou privada, todos os que participaram desse maravilhoso período tiveram e tem contribuido para o aprofundamento da democracia e da justiça social no País.
A formação que essa geração teve, escola alguma jamais poderá oferecer, só a democracia e a liberdade poderão.
É esse o legado que temos e que podemos oferecer aos que nos sucederam, em momento histórico diferente, com desafios outros que não tinhamos então.
Voltando a 1978, quero lembrar que aqui em Brasília ainda tem o Duda, o Alemão Chucrut, o Nelson Avozani (parece que está em SC) o Jorge Antonini e a Ione, o Lúcio Vaz, a Regina Alvarez. Não sei por onde anda o Arthur Pereira, se está por aqui, pois faz tempo que não o encontro. O Gastalzinho está no Senado, não o vejo há tempos. Coelhinho, grande camarada, está na Saúde (?). O Klever também vive aqui. Tem mais gente por Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro (Cupertino), Santa Catarina (Helder Machado, em Concórdia e outros, lá por Chapecó). O Cristophe Delanoy está em Franscisco Beltrão/PR.
Não podemos esquecer do pessoal da Livraria Palmarinca, o Rui e o Hermes, que abasteciam a nossa formação política e o debate ideológico.
Por influência deles abri a Germinal Livros, que depois vendi para a Cecília Hipólito. Lembro que tinha uma coleção das obras completas do Lenin, de 62 volumes, editada pelo Fundo de Cultura do México. Sensacional. Isso me causou muitas ameaças de bombas, telefonemas anônimos e acusações, por ser uma livraria comunista, o que me levou a expor um volume do Mein Kanpf, do Hitler, para tentar neutralizar as ameaças. Não funcionou. O Mein Kanpf era proibido no Brasil. É certo que não li tudo. Pudera, 62 volumes, em espanhol, mas nas horas vagas pude tirar muitos ensinamentos.
Um castelhanos sempre entrava na livraria quando eu não estava e fazia ameaças ao funcionário. Um dia eu estava chegando, e cruzei com o dito cujo. Descobri que vivia numa pensão na rua Anchieta. Diariamente eu ficava esperando que ele saísse e passei, então, a seguí-lo, mas de forma que me visse. Inverti o jogo. Terrorismo por terrorismo, eu também sabia fazer um pouco. Logo, logo ele sumiu da cidade.
Noutras vez entrou um gringo, às vesperas da chagada do Reagan ao Brasil, dizendo que tinha perdido os documentos, todo o dinheiro, e que viu uma livraria comunista e resolveu pedir ajuda. Postou-se diante de um poster do Reagan segurando a Margareth Tatcher nos braços, ao lado de um cogumelo nuclear, dizendo Gone with the Wind, publicado pelo Partido Socialista inglês, e disse que era do Partido Comunista. Ficamos num bate-boca e eu acabei mandando ele procurar a assistência social da Prefeitura.
A propósito, a esquina onde ficava a livraria, um prédio em estilo neoclássico, de cimento penteado, é hoje um estacionamento. A cidade também mudou, para melhor ou para pior? É uma questão. Quando a gente vem de fora, depois de muito tempo, nota as mudanças.
Bom, esses são outros lados desse formidável processo. Coisa de doido. Mais surgirão.
O Coelho sugeriu uma reunião no meu restaurante em Brasília, mas eu já o vendi há tempos. Estava na Câmara, como assessor do Dep Assis do Couto, do PT/PR e agora estou na Assessoria Especial do Ministro da Cultura. Já estava com o Gilberto Gil e continuo com o Juca Ferreira. A reunião pode ser na minha casa, ou em algum boteco da cidade.
1) Concordo com a realização do encontro em Março, como proposto.
2) Acho que se deveria organizar uma exposição de fotos, documentos, além de filmes ( Breno parece que tem isso).
3) Os debates devem ter a retrospectiva histórica, mas devemos avançar para a analise da conjuntura atual e perspectivas para o País.
4) Acho que todas as tendências estarão representadas. Pode-se pensar no lançamento de uma carta chamando pela união das esquerdas contra a possibilidade de os neoliberais paulistas retornarem ao poder.
Bem, essas considerações são para começar minha participação nesse grupo. Pretendo retornar com outras, específicas, sobre o processo de construção da CONSTRUÇÃO.
Certamente, a "República Livre do Laranjal" terá seu lugar histórico, hilariante e festivo! Fleck, André, Léo e eu temos muitas histórias para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor publicar o seu comentário. Os comentários ofensivos serão excluídos pelo administrador do blog ou a pedido dos(as) intenautas.

Selecione NOME e digite o seu nome.