CONQUISTAS, DESILUSÕES E AMIZADES

Por Luiz Eduardo Barata Peres

Estarei no Direito às 10 horas da manhã de sábado. Já falei com a Duca e a Jaça. O depoimento está escrito, mas não foi enviado, pois não domino muito o BIXO. Pois, aí vai:
Quando recebi um email me lembrando de 1978, logo 30 anos atrás, comecei a me recordar da Maré Vermelha, da Casa do Artista, da nossa Chapa Construção, da Gerarte... 18 ou 23 dias ininterruptos de artes em geral, foi para mim um grande movimento que ao meu ver nunca mais existirá. Nunca, palavra pesada... Mas é o que eu acho, tal qual o Cio da Terra.
Também lembrei do nosso QG Lavanderia Quarador, de onde saíamos para pichar VOTE CONSTRUÇÃO. Da Praça do Direito lotada... Na maioria da mentes boas, porque tinha “os infiltrados”... A rua Anchieta e parte da Félix da Cunha lotada de militécnicos e civiltares. Gastalzinho sendo preso e nós assoviando o Hino Nacional. Do nosso movimento pelo DCE Livre, o qual fundamos na Praça Cel. Pedro Osório. Não assumimos, mas mostramos que podíamos. Breninho e eu fizemos a carteirinha, a qual a original e única foi perdida em uma enchente: ¨PELAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS” e “ABAIXO A DITADURA”... o resto não me lembro.
Me lembrei também do Macalé, Ednardo, Gonzaguinha, Gullar, Loyola, Jaras e Parras... Grandes lembranças!
Lembrei também quando conheci o PT em 79, em Brasília. E aqui na Arquitetura a nossa chapa VOTE CORRENTE. Lembrei também quando fundamos o PT em ata, na Boate do Direito. Hoje para mim só lembranças... Me desiludi muito! Depois dos mensaleiros me desfiliei. Após 20 anos me desliguei...
Por hoje é só, um grande abraço.

Por Ricardo Almeida

Querido amigo Barata. Li com muito carinho o teu email digitado "no bixo" (com teclado e mouse). Lendo, percebi que a tua esperança ainda está viva e isso, para mim, é mais importante do que a fé cega neste ou aquele partido, nesta ou naquela corrente, nesta ou naquela convicção.

Acho que a nossa amizade vai muito além das possíveis diferenças e/ou pontos de vistas. Dizem que os amigos são aqueles que se falam tudo... Não é mesmo? Por isso, eu não posso me calar diante do teu email e da tua sincera indignação. Só lamento não ter chegado a tempo na Praça do Direito para dar a minha opinião sobre os fatos citados por ti e que estão sendo divulgados por aí... Do encontro, só ficou a tua versão e eu gostaria muito de manifestar a minha.

Mas antes, quero te perguntar uma coisa: não foste tu que atrasaste o meu vôo em 3 horas, bateu o carro do Itiberê, estragou a máquina do cartão Visa da locadora e subiu a ponte do Guaíba? Espero que não tenhas feito nenhuma mandinga pra mim. É que eu venho falando disso há muito tempo sobre o PT...Aliás, desde sua fundação... E tu sabias disso, lembra? Agora, isso mostra que já temos mais coisas em comum do que antes, e que não queremos que ninguém apague ou manche todos estes e belos exemplos de vida e nem desmereça a luta de tanta gente honesta deste país (inclusive dos que não estão mais aqui para se defenderem).
No entanto, sinto que os tempos mudaram demais... Por exemplo: agora no encontro vimos que muita gente já não milita mais, muita gente que não militava está militando do seu novo modo petista, etc. e tal. Vi gente que até votou no Fetter Jr. Uma loucura de posições e múltiplos desejos, interesses e ideologias (?).

Pois veja o que aconteceu comigo: depois que saí daí fui para Livramento e abri as portas do PT para a sociedade lá da fronteira. Depois, fui para Porto Alegre onde trabalhei nos primeiros governos da Frente Popular (Olívio e depois Tarso) e lá fiz um belo trabalho na área de transporte coletivo. Aliás, este virou uma referência para outras cidades do país... Mas, Baratinha, depois de ver alguns absurdos e de ter me dedicado tanto tempo à política resolvi cuidar um pouco de mim... Ninguém é de ferro! Fiquei longe da política partidária por uns 10 anos pois tive que lutar para sobreviver e conseguir um canudo (aquele que eu deixei pra trás aí em Pelotas)... Em 2005 e 2006 eu estava vivendo em Barcelona com a Marlova, minha adorada companheira (ela foi concluir um Doutorado) e assisti de camarote todo aquele processo que tu falas no teu email, acompanhado por uma verdadeira debandada de "gente muito boa"... Na hora, eu lembrei daquela música do Chico BOM CONSELHO " eu lhe dou de graça, inútil dormir que a dor não passa..." e decidi entrar no meio daquele furacão! Vi a Dilma e o Tarso segurando a "barra" e resolvi voltar pra rua e beber a tempestade!

Meu amigo, quem viveu nas entranhas do PT sabia que vantagens e acertos aconteciam e ainda podem acontecer, pois sempre tivemos "companheiros" que acreditavam que estavam acima do bem e do mal, que os fins justificam os meios, que a causa é mais importante que o método. E que vale tudo pela REVOLUÇAO imaginada por eles... Eles diziam, inclusive, que vivíamos num partido totalmente composto por gente ética e qualificada... Uma verdadeira abstração. O PT sempre foi um partido de massas, e é formado por muita gente de vertentes políticas distintas, desde sociais democratas, cristãos, socialistas, anarquistas até comunistas. Eu sabia disso e voltei... Ainda acho que tudo que aconteceu foi bom para o PT e para o Brasil. Enfim aquela máscara que escondia a verdade caiu, e ficamos nus perante a sociedade... Agora, meu amigo, temos que punir toda a corrupção existente, e começar a discutir outras questões mais profundas e urgentes para o país. Não dá para ficar apenas discutindo quem é mais honesto ou mais petista ... Isso acontecia num outro momento daquele "velho" e descuidado PT.

Teve uma vez que brincávamos que a gente ia inventar o "petímetro" para medir o grau de direitos de cada militante dentro do partido. Lembras disso? Heheheh Mas era pura brincadeira...

Meu amigo de tantas batalhas perdidas e outras ganhas... respeitando as devidas proporções, quero te lembrar que em nenhum país onde a esquerda chegou ao governo, os resultados foram sequer semelhantes aos ideais, convicções e aos sonhos de seus protagonistas. Sinceramente, não lembro de nenhuma experiência... (Rússsia, Cuba, Moçambique, Angola, China e ....qual?) Lembras de alguma? Nem na Revolução Francesa aconteceu o que estás tentando me dizer que existe... Com isso, não quero te dizer que devemos aceitar as coisas como são... e sim, que a realidade deve ser trabalhada por sujeitos da história e não por meros expectadores. Que o paraíso não existe e o que existe na nossa frente, nestes próximos 30 ou 50 anos, não é nada promissor... Temos ou não temos compromissos? Foi pra isso que estudamos naquela outra "faculdade"... Lembras? Na extra universidade da vida... Foi para duvidar das “verdades” que queriam nos vender. Aprendi com o jovem Marx, com Gramsci e Paulo Freire que a consciência história-humano-prática-sensível é a consciência que transforma (pode ser chamada de revolucionária)...a isso eles chamam de práxis... para eles e para o CHE (El socialismo e el hombre nuevo), é preciso entender a conjuntura internacional e não apenas a local, para definir a nossa prática (luta política) cotidiana... do contrário, seremos apenas rebeldes, idealistas e/ou indignados. Para Marx "os idealistas fazem o seu protesto e morrem...", segundo ele os idealistas não conseguem compreender o que realmente está em jogo, pois a visão deles está sempre focada num único fato. Perderam a sensibilidade crítica.

E hoje, o que está em jogo são interesses contraditórios e complexos. Veja só a América Latina: vários países caminham lado a lado para um possível e prolongada experiência de participação democrática e popular. Te pergunto: qual é o papel do Brasil neste contexto histórico? Qual é o papel do PT? Tanto faz se ganhar a Dilma ou o Serra? Fetter ou Marroni? Quantos programas sociais existem para aplicares no teu município? Conheces a relação deles? Eu vou continuar disputando a hegemomia dentro do PT e na sociedade. Inclusive, para poder punir todos os responsáveis por atos de corrupção. Para isso viemos até aqui, não foi?

Mas é apenas o meu ponto de vista... respeito e compreendo a tua indignação. Vamos nos juntar naquilo que for possível e verdadeiro. Gostaria de ter falado mais contigo e com outros(as) que também estão indignados(as), mas era muita gente e muitas saudades. Fica para o futuro... odemos marcar uma ponte no Cruz de Malta ou numa casa de amigos(as)? Maravilha de trufa, hein? Um grande abraço.

Um comentário:

  1. Car@s.
    Entendi nosso encontro, muito mais, como um momento nostágico, não como um encontro de reflexão política.
    Desta forma, me dispus a viver esta nostalgia, claro que somos diferentes, 30 anos depois, tomamos caminhos e vivências diferentes, o que nos transforma e muito mais ...
    também não concordei, mas respeitei, o disse o Barata ...Talvez possamos realizar um outro momento para discutir concepções, movimento social, etc. Aí sim poderemos fazer um bom debate sobre o Brasil.
    Finalizo com Quintana: "se as coisa são inatingíveis...ora! Não é motivo para não querê-las... Que triste os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas!"
    Abraço e saudações PeTistas.
    Augusto CAPOEIRA

    ResponderExcluir

Favor publicar o seu comentário. Os comentários ofensivos serão excluídos pelo administrador do blog ou a pedido dos(as) intenautas.

Selecione NOME e digite o seu nome.