OS "ASTRONAUTAS" DA REPRESSÃO

Por Ricardo Nogueira


O João Carlos Gastal Júnior é assessor do senado aqui em BSB,esses tempos quando eu morava na Acadêmia de T ênis encontrei a ex-esposa dele.Naquela época ela estudava Educação Artística.Quando foi preso lá na praça do Direito ela pequenininha que era se atracou num brigadiano.Foi mais fácil levar ele para o camburão do que soltá-la do colarinho do pobre PM.Tu lembra bem,estávas lá, ¨in loco ¨.Eu lembro que aquele dia o meu pai acordou-me às 6hs para avisar-me que o pátio do Pelotão dos Bombeiro estava lotado com o Batalhão de Choque que havia se deslocado de POA.Porque em Pelotas,naquela época não tinha o Choque.E me disse tu não vais nesta manifestação.E eu lhe:¨mas agora mesmo que vou,tu achas que nós vamos ficar com medo desses caras fantasiados de astronautas¨.Ele ficou me olhando e disse :¨é bem Nogueira mesmo,não tem medo de nada¨.Rrespondi :apreendi contigo. Ëntão vai mas te cuida,porque não tenho dinheiro para pagar advogado para te soltar depois ¨.É essas coisas que nos emocionam,parecem que foram ontem.Meu pai morreu exatamente em abril de 1979,minha filha mais velha Daniela,nasceu no dia 25 de maio e a UNE foi reconstruida dia 29 de Maio em Salvador.É 30 anos.PS:meu pai era proprietári o de um Armazem na esquina da xv com a Gomes Carneiro,em frente aos Bombeiros,O Chafariz,aonde moravamos.Inclusive meu irmão mais moço,o único que tenho,levava esse alcunha.É faz tempo,mas a gente fica mais vivo rememorando.

Por Ricardo Almeida


O Coelhinho era de f... e pelo jeito que ele escreve, parece que ainda é. Numa manifestação que lembrava os desaparecidos (não lembro qual) ele não aparecia e eu fui buscá-lo em casa (ali na esquina da Anchieta). Logo fiquei sabendo que o pai dele havia falecido. Não deu outra: o cara deu uma enxugada nos olhos e em meia hora estava na Praça Pedro Osório "agitando" a manifestação que se iniciava. -- Honestino Guimarães (Presente!), Vladimir Herzog (Presente!)... etc. etc. etc.
Eram tempos difíceis e eu estava apenas entendendo o que era uma ditadura.

Por Maurício Polidori (Fotos e textos)


Estávamos na assembléia dos alunos na Baixada e havia rumores de que a polícia de choque estava vindo de PoA para reprimir qualquer manifestação da rua. Seria verdade ? Como eu andava sempre com a máquina fotográfica, saí da assembléia e fui confirmar. Achei que de uma casa da esquina daria prá fotografar e então pedi pro proprietário para chegar na sua sacada. Eu = Posso tirar uma foto lá de cima ? Proprietário = Mas isso não vai dar problema prá nós ? Eu = claro que não ! Depois de um tempinho ... acho que a mulher do cara = Tira esse guri da sacada ... nós vamu tudo preso !! Saí de fininho, pois se me pegassem poderia perder a câmera.

Nesse mesmo dia da assembléia na Baixada, caminhando pelo meio da rua, como gostávamos de fazer, fomos surpreendidos por trás por uma brasília, muito suspeita. Andou devagar ao nosso passo, o suficiente para assustar. Então parou e se abriram as duas portas, com uns caras saindo. Acho que no susto e na adrenalina, saquei a máquina fotográfica e apontei ! ... foi o suficiente prá desistirem, pularem de volta pro carro e saírem de ré ! Pois é, depois fiquei sabendo que os "ratos" odiavam ser fotografados, mas eu de fato não dei um tiro sequer, pois não consegui nem ligar a máquina !






Um comentário:

Favor publicar o seu comentário. Os comentários ofensivos serão excluídos pelo administrador do blog ou a pedido dos(as) intenautas.

Selecione NOME e digite o seu nome.